Com formato inovador, 10ª Conferência Municipal de Saúde de Gravatá acontecerá em Outubro; população pode enviar sugestões até o dia 17 deste mês



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

A Prefeitura de Gravatá, Agreste, através da Secretaria Municipal de Saúde, já está engajada na organização da 10ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer no dia 25 de outubro com o tema:  "Compromisso com o SUS e com a saúde das pessoas".

Será a primeira conferência da pasta na gestão do prefeito Joselito Gomes (PSB). Os preparativos do evento seguem sob os cuidados do Dr. José Edson, Secretário de Saúde, que conta com a retaguarda dos secretários executivos Frailan Mota e Maria Araújo.

As Conferências Municipais de Saúde reúnem segmentos representativos da sociedade, para debater a situação da saúde local e, desta forma, contribuir para a formulação das políticas de saúde. 

É importante salientar que, a participação popular configura-se uma das principais diretrizes organizativas que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o objetivo de tirar o máximo de proveito do evento, a gestão municipal decidiu  adotar um método inovador que tem como objetivo introduzir a participação popular. Os organizadores da conferência estimam que aproximadamente 20% da população participe do evento, o que corresponde a 16.000 pessoas que poderão  propor ideias que resultem em melhorias para a saúde do município.

Para alcançar esse objetivo, será utilizado um formato híbrido de coleta de propostas, composto por um questionário digital e um físico, dispostos em pontos estratégicos na Rede de Atenção à Saúde de Gravatá na etapa das Pré-Conferências. 

Até às 17h do dia 17 deste mês, a Secretaria de Saúde estará recebendo as propostas. Com a inovação, a gestão municipal espera incluir Gravatá dentre o rol de municípios com propostas exitosas relacionadas à participação popular no SUS. (Para participar da Conferência, clique aqui)