Transporte alternativo em Pernambuco pode ter representante na ALEPE; categoria defende possível candidatura de João Chaves para deputado estadual




Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

Um dos principais nomes responsáveis pela regulamentação do serviço de transporte alternativo  intermunicipal em Pernambuco, João Chaves (PSB), pode entrar na briga por uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2022. Seu nome tem sido amplamente cogitado pela categoria. 

Bacharel em Direito (Unifavip) e Biólogo (FABEJA), João Chaves detém longo histórico de atuação na busca pelo reconhecimento dos trabalhadores do transporte alternativo. Em outubro de 2019, ele comemorou o Decreto Governamental assinado por Paulo Câmara (PSB), dando origem ao Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros Intermunicipal, o que representou o primeiro passo  efetivo na regulamentação dos loteiros em Pernambuco.

À época, o reconhecimento pelo Governo do Estado aconteceu após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionar medida que pune com mais vigor a prática irregular de transporte de passageiros. A legalização do serviço de transporte alternativo no Estado foi amplamente comemorada por João Chaves, que desde então tem representado os profissionais do transporte alternativo.

Sua afinidade com a política também se revela com expressividade. Atualmente, João Chaves exerce o 7° mandato como vereador em São Caetano, Agreste, distante aproximadamente 150 quilômetros do Recife. O parlamentar está presente na Câmara desde 1992, com excessão do quadriênio 2009-2012, que não concorreu ao Legislativo para compor a vice numa disputa majoritária, sem êxito. Naquela mesma eleição, ele apresentou sua esposa Fabiana Chaves como candidata a vereadora, que foi eleita primeira mulher parlamentar o município. 

Relembre a assinatura decreto que regulamentou os loteiros em 2019