https://gravata.pe.gov.br/

Jaboatão começa a realizar testagem em massa para detectar casos de Covid-19

Jaboatão começa a realizar testagem em massa para detectar casos de Covid-19




Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

G1 - Uma ação para testagem em massa para detectar casos de Covid-19 teve início, nesta quarta (25), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Essa iniciativa faz parte do Programa Testa PE, lançado em 18 de agosto pelo governo do estado, que anunciou a entrega de kits para os municípios.

Jaboatão recebeu 14.500 kits para fazer um mapeamento sobre a situação da pandemia. A ideia é usar os dados para traçar as estratégias da vacinação.

O resultado dos exames, feitos feito por meio de coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta), sai em até 20 minutos, segundo a administração municipal.

Atualmente, o município está imunizando pessoas do público em geral a partir dos 18 anos. Também podem agendar adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente, além de grávidas e mulheres que estão no período de pós-parto ou amamentando, com idades entre 12 e 17 anos.

A testagem da população de Jaboatão começou na área de igrejinha de Piedade. A ideia da primeira etapa da iniciativa é realizar os exames nos comerciantes cadastrados para trabalhar na orla. A prefeitura disse que essas pessoas puderam participar da ação, sem necessidade de agendamento.

O plano inicial é contemplar cerca de 360 trabalhadores, na área. Na quinta (26), o ônibus e a tenda para realização dos testes serão montados no mesmo local. O funcionamento é das 9h às 16h.

No sábado (28), está prevista uma ação durante o Evento Mais Jaboatão, no Centro da Cidadania, em Dois Carneiros. Lá, também serão oferecidos outros serviços médicos e de beleza. O horário do evento ainda esta sendo definido, conforme a prefeitura.

As demais datas e locais de testagem em massa ainda serão anunciadas pela prefeitura. O cronograma, segundo a administração municipal, depende das remessas de kits pelo governo.