Câmara do Recife aprova moção de repúdio a Milton Ribeiro, Ministro da Educação



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

Com maioria dos votos dos parlamentares, a Câmara Municipal do Recife aprovou Moção de Repúdio ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro. No dia 09 de agosto de 2021, em entrevista ao programa “Sem Censura”, da TV Brasil, Milton proferiu diversas declarações contra o Ensino Superior Público no País. Disse que "a universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”. Defendeu que as verdadeiras "vedetes" (protagonistas) do futuro sejam os institutos federais, capazes de formar técnicos.

As declarações ganharam repercussão e foram destaque em toda imprensa nacional. Além de atacar as instituições, os reitores e a relevância do Ensino Superior, o Ministro também criticou os professores da Educação Básica. "Infelizmente, alguns maus professores fomentam a vacinação deles, que foi conseguida; agora querem a imunização das crianças; depois, com todo o respeito, para o cachorro, para o gato. querem vacinação de todo jeito. o assunto é: querem manter escola fechada", enfatizou o Ministro.

Já na visita ao Recife em 19 de agosto deste ano, Milton Ribeiro voltou a falar das crianças com deficiências dizendo: “Há crianças com um grau de deficiência que é impossível a convivência”. A declaração foi dada dias após uma entrevista na qual ele afirmou que “estudantes com deficiência atrapalham o aprendizado de outros alunos”.

Por tais declarações, o Vereador Osmar Ricardo (PT) entrou com Requerimento pedindo uma Moção de Repúdio ao Ministro da Educação. “As falas do Sr. Milton Ribeiro estão na contramão das pesquisas que destacam a relevância do Ensino Superior para o progresso da sociedade e estudos que mostram a importância da inclusão social das crianças com deficiência”, destacou o parlamentar. O requerimento foi aprovado na sessão da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (23).