https://gravata.pe.gov.br/

Alepe retoma trabalhos com pandemia e desenvolvimento econômico na pauta

Alepe retoma trabalhos com pandemia e desenvolvimento econômico na pauta



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

A garantia da vacinação em grande escala e o retorno das atividades econômicas em Pernambuco estão entre as principais pautas da Assembleia Legislativa, neste segundo semestre. Os deputados se reuniram pela primeira vez após o recesso parlamentar, nesta segunda, em Reunião Plenária que contou com pronunciamentos de representantes das bancadas de Oposição e de Governo.

Em nome dos oposicionistas, a deputada Priscila Krause, do Democratas, elencou as prioridades do grupo para os próximos meses. Além do acompanhamento da imunização e da retomada das atividades, ela citou o combate ao desemprego e à desigualdade econômica e social como batalhas importantes. As áreas da educação e da saúde devem ser acompanhadas ainda mais de perto pelos parlamentares.

“Nós precisamos fazer uma reflexão do legado desta pandemia. Muito foi investido, do ponto de vista de recursos, porque precisava ser investido, e o quanto mais precisa ser investido será investido, mas com a fiscalização devida, de maneira correta, para que a gente não veja, em outras instâncias, acontecer o que nós vimos na Prefeitura do Recife: oito operações da Polícia Federal, a oitava na semana passada.”

Já o líder do Governo na Casa, deputado Isaltino Nascimento, do PSB, destacou, além da pandemia, a questão dos conflitos por terra em todo o Estado e a garantia da chegada da Transnordestina em Pernambuco como pautas fundamentais para o semestre. Ele citou, ainda, a relevância dos investimentos em esportes, ressaltando o protagonismo de atletas negros e nordestinos nas Olimpíadas. Debates sobre as questões climáticas e a Lei Orçamentária Anual para 2022 também vão estar na pauta, assim como a defesa da democracia e a garantia da vacinação para todos.

“80% das pessoas que estão nas UTIs do Estado de Pernambuco ainda, motivadas pela Covid-19, são pessoas que não tomaram vacina, não tomaram nem primeira e nem segunda dose, ou seja, significa que, de cada dez, oito estão na UTI porque não tomaram vacina. Então, é muito importante que se tome a primeira e a segunda dose, para certamente preservar a qualidade de vida das pessoas, tomar a vacina é algo necessário, não só para si próprio.”

Na mesma linha, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, do PP, colocou o Poder Legislativo à disposição para contribuir com o retorno seguro das atividades econômicas e o combate à pandemia. “É chegada a hora, senhoras e senhores, de construirmos as condições necessárias para a retomada do crescimento econômico em nosso Estado de modo rápido, vigoroso e sustentável. Além disso, integração com os demais Poderes, com outras instituições de Estado e com a iniciativa privada, com certeza, será fundamental para elaborar uma agenda de desenvolvimento.”

A próxima Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco foi convocada para quinta, às 10 da manhã, em formato virtual.