Gravatá | Nadando no mel: Padre Joselito chega ao sexto mês de governo com forte aprovação popular



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

Embora, enquetes de redes sociais não possuam valor científico, é inegável que sirvam de termômetro para medir a popularidade de gestores públicos. E, por falar nisso, o prefeito Joselito Gomes (PSB), ou simplesmente 'Padre Joselito', segue bem avaliado em seu primeiro semestre de gestão. 

É o que indica o resultado de enquete realizada no final de semana pelo blog, revelando aprovação de 81% frente a 19% de reprovação. Um total de 1.775 internautas participaram da votação. Desse, 1.438 classificaram os seis meses do prefeito Joselito como 'positivos', enquanto outros 337,  reprovaram. 

Marcas da gestão

As primeiras ações do prefeito Joselito Gomes ocorrem de forma makro, concretizando intervenções administrativas por meio de todas as secretárias. 

Na saúde, o gestor conseguiu instalar 10 leitos de UTI's no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, em parceria com o Governo do Estado. O investimento estruturou a rede municipal de Saúde para o tratamento de casos graves de covid-19. Além disso, a retomada das obras da UPA e a abertura do Centro de Saúde da Mulher demonstram o empenho da gestão em aportar recursos no segmento.

Outro importante ponto que vem sendo focado pela nova gestão está na municipalização do trânsito, que avança em passos largos e resolverá problemas até então considerados 'crônicos' na mobilidade da cidade. Na zona rural, ações de manutenção nas estradas vicinais também garantem melhorias para a escoação da produção agrícola. As intervenções acontecem entre parceria das secretarias de Agricultura e Obras. 

O Turismo, sob condução do Secretário da pasta e vice-prefeito, Junior Darita (PL), apresenta grandes perspectivas que devem ser concretizadas com a moderação da pandemia. A secretaria mapeia regiões do município que, apesar de deter grande potencial turístico, nunca foram exploradas. Além disso, Gravatá vem sendo explorada a nível de estado, midiaticamente, incentivando a visita de turistas ao município. Dentre os projetos da pasta, destaca-se a instalação do Trem Turístico, que já transmita na CBTU. A realização mais recente da pasta foi o programa Live Solidária, que reuniu artistas musicais de todos os gêneros em uma série de apresentações online durante o mês de junho. 

No campo do funcionalismo público o Padre Joselito já deixou sua impressão. Desde o mês de fevereiro, o prefeito passou a executar o pagamento dos servidores dentro do próprio mês trabalhado, o que ocorria até o 5° dia útil do mês subsequente. 

Considerando que o governo municipal ainda se ajusta, é possível vislumbrar um quadro de amplas e significantes conquistas até o próximo ano, caso o ritmo de trabalho seja mantido ou aperfeiçoado. Isso resultaria em um cenário consideravelmente favorável para o prefeito nas eleições de 2022, que será seu primeiro teste de urna já na condição de prefeito, embora, os votos sejam para deputados, senadores, governador e presidente da República.

Em caso de vitória no pleito, Joselito Gomes reafirmará sua posição de principal nome da política de Gravatá na atualidade.