Erick Lessa se reúne com representantes de Guardas Municipais do interior de Pernambuco



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305

Em uma reunião ocorrida na Prefeitura de Toritama na sexta-feira (02), o deputado estadual Erick Lessa participou de um diálogo sobre o papel dos Municípios na garantia da segurança pública. Estiveram no encontro o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, e representantes do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Defesa Social de Pernambuco (Conseg/PE), e também de municípios como Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Altinho, Palmares e Taquaritinga do Norte.

O assunto da reunião foi a valorização dos guardas municipais como agentes de segurança. Neste sentido, enfatizou-se a necessidade de garantir a esses profissionais a utilização de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos, a exemplo de coletes balísticos, munições e armas de fogo. Recentemente, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que todos os integrantes das Guardas Municipais no Brasil tenham direito ao porte de armas de fogo, atualizando uma norma anterior que proibia ou restringia o uso de armas de acordo com o número de habitantes do município.

Para o deputado, é fundamental a desburocratização dos processos que visam ao reforço dessas corporações. “É preciso fortalecer e aparelhar esses profissionais, que têm a função principal de proteger os bens, serviços e instalações, nos termos da lei. Unindo forças, vamos garantir que os guardas municipais cumpram o seu mister com eficiência”, concluiu.