Vice-governadora recebe vacina e homenageia o SUS





Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, de 55 anos, recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19 nesta quinta (10), em Olinda. Levando consigo um cartaz em que se lia“Viva o SUS! Viva a ciência! #VacinaParaTodos", ela foi imunizada no drive thru do Shopping Patteo Olinda.


“Estou muito feliz que chegou a minha vez. Nosso esforço, no governo de Pernambuco, tem sido para que mais e mais pessoas se vacinem. Cada pessoa que recebe a imunização contribui para que a gente vá vencendo a covid-19. Agradeço demais às equipes que estão executando a vacinação. Vale à pena defender o SUS e a ciência e lutar contra o governo federal, que se comportou, desde o início, como um aliado do vírus. Mas, apesar da negligência e da irresponsabilidade de Bolsonaro, vamos vencer”, disse.


Luciana também reforçou a importância de, mesmo após a vacinação, manter os cuidados e protocolos definidos pelas autoridades sanitárias. “A vacina nos enche de esperança. Mas é importante que a gente continue usando máscaras corretamente, evitando aglomerações, lavando as mãos e usando álcool em gel”, afirmou.


Num gesto simbólico de agradecimento pelos serviços prestados no combate à pandemia, Luciana presenteou a técnica de enfermagem Thamires Pereira, de 24 anos, responsável pela aplicação de sua vacina, com um vasinho de flores.


A primeira dose da vice-governadora foi agendada após o governador Paulo Câmara anunciar a ampliação para vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas com idades a partir de 50 anos no Estado, independente de comorbidade ou categoria profissional. Alguns municípios já avançaram no plano de imunização e abriram o cadastro para pessoas a partir de 43 anos, no Recife, e 45 anos, em Olinda.


Em Pernambuco, até esta quarta, 3.169.918 doses já haviam sido aplicadas. Na noite desta quarta-feira (9) outras 150.750 doses da Astrazeneca/Fiocruz chegaram ao estado e foram enviadas para as Gerências Regionais de Saúde ainda na madrugada desta quinta-feira (10).