https://gravata.pe.gov.br/

Sairé | Prefeito Gildo Dias proíbe queima de fogueiras e fogos de artifício durante período junino; comercialização de explosivos também está proibida

Sairé | Prefeito Gildo Dias proíbe queima de fogueiras e fogos de artifício durante período junino; comercialização de explosivos também está proibida





Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


Em Sairé, Agreste, a tradicional queima de fogueiras no período junino está proibida, bem como, a queima e comercialização de fogos de artifício, seja em propriedade de natureza pública ou privada, urbana ou rural. A determinação parte do Decreto N° 28/2022, assinado nesta terça-feira, 01, pelo prefeito Gildo Dias (PL).

A decisão do gestor foi tomada devido o número expressivo de casos de covid-19 no município. A doença pandêmica afeta diretamente o sistema respiratório e pode ter os sintomas agravados pela fumaça proveniente da queima das fogueiras. A medida também protege portadores de outras doenças respiratórias, além de beneficiar idosos, gestantes, crianças, pessoas autistas e animais com a proibição do uso se fogos.

O descumprimento do Decreto pode acarretar em penalidades com base no Artigo 268 do Código Penal. A fiscalização será feita por servidores municipais, que poderão acionar a Polícia Militar em caso de descumprimento da determinação. 

Devido o avanço do coronavírus, Sairé está sob toque de recolher das 20h às 05h, diariamente. O confinamento domiciliar obrigatório vigora até o dia 06 deste mês.