URGENTE | PM de Pernambuco tem troca de comando três dias depois de ação durante protesto no Recife





Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


G1 - O governo de Pernambuco anunciou, na noite desta terça (1º), a mudança no comando da Polícia Militar. A exoneração do coronel Vanildo Maranhão ocorreu três dias depois
 de uma ação da PM que deixou feridos, presos e provocou reação sobre a conduta da tropa durante protestos contra o presidente Bolsonaro (sem partido), no sábado (29), no Centro do Recife.

O coronel Vanildo Maranhão, segundo o governo, foi substituído pelo coronel José Roberto Santana. O oficial, que ocupava o cargo de diretor de Planejamento Operacional da PM, será nomeado na quarta (2).


Por meio de nota, o estado informou que “o governador Paulo Câmara (PSB) "aceitou o pedido de exoneração" do comandante da Polícia Militar, Vanildo Maranhão, feito no início da noite desta terça-feira”.


Sobre os procedimentos abertos para apurar a conduta dos PMs, o governo disse que “as investigações sobre as responsabilidades das agressões praticadas por policiais militares durante a manifestação ocorrida no último sábado no centro do Recife continuam”.


Por fim, a nota afirma que “há procedimentos investigatórios instaurados pela Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social e pela Polícia Civil”.