Juntas fazem apelo ao Governo do Estado para auxiliar no combate ao agravamento da pandemia no agreste de Pernambuco





Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


As codeputadas Juntas (PSOL/PE) protocolaram nesta quinta-feira (3) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) um apelo solicitando ao Governador Paulo Câmara todos recursos estaduais possíveis no sentido de auxiliar a macrorregião do agreste a superar o colapso sanitário-hospitalar que vive por conta da proliferação e agravamento do covid-19 na região.O agreste de Pernambuco possui 71 cidades com 2,1 milhões de pessoas, sendo uma importante região para o estado, por ser referência econômica, cultural e alimentar para todo país. Porém, atualmente, vive um momento crítico onde o número casos de covid levaram ao colapso hospitalar e à ameaça de falta de oxigênio.

A explosão de casos surgiu a partir da segunda semana de maio e desde então ainda não decaiu. A macrorregião registrou um aumento de 55% nas solicitações de UTI, enquanto a média geral de Pernambuco foi um aumento de 18% no mesmo período. A partir desse aceleramento dos casos, desde o último dia 26 o agreste pernambucano está seguindo as restrições impostas por decreto estadual que tem o objetivo de conter a proliferação do vírus.
Recentemente também foi requerida a ajuda do governo federal para analisar amostras de uma possível variante colhida de pacientes da região, que apareceu justamente por consequência desse aumento desenfreado dos casos.

Com o aumento estrondoso dos casos, todos os hospitais do agreste estão em colapso. Em Caruaru, maior cidade da macrorregião, dos 194 leitos de terapia intensiva, 192 estão ocupados com fila de espera para ocupar esses leitos em todas as cidades vizinhas. Além disso, com a alta demanda, os fornecedores de oxigênio do estado já informaram que em pouco tempo não terão mais oxigênio hospitalar para oferecer aos hospitais.

Nesse sentido, as Juntas protocolaram apelo na ALEPE para que seja encaminhado ao Governador de Pernambuco e que ele, por sua vez, envie auxílios estaduais para os municípios da região do agreste poderem passar por essa fase de colapso.