https://gravata.pe.gov.br/

Recife e Jaboatão: Celpe flagra furto de 2,8 milhões de kWh de energia em fábrica de pães e distribuidora de alimentos congelados

Recife e Jaboatão: Celpe flagra furto de 2,8 milhões de kWh de energia em fábrica de pães e distribuidora de alimentos congelados





Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) promoveu duas operações e identificou desvio de energia em uma fábrica de pães localizadas no bairro de Boa Viagem, no Recife, e em uma distribuidora de frios e congelados, na Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, na semana passada. As equipes técnicas constataram ligações diretas na rede de distribuição de energia nas duas unidades consumidoras. As ações realizadas pela área de inteligência da empresa recuperaram 2,8 milhões de kWh, o suficiente para abastecer aproximadamente 22 mil residências pelo período de 30 dias.


Na fábrica de pães, responsável por suprir grande parte das sanduicherias da cidade, a Celpe identificou que a energia consumida no local vinha direto da rede da concessionária, sem passar pelo medidor. Durante a ação, a concessionária regularizou o cliente.

A forma de furtar energia da distribuidora de frios foi um pouco diferente. Isso porque ela utilizava um medidor furtado e não cadastrado na companhia, o que inviabilizava a leitura e a cobrança do consumo mensal. A Celpe também regularizou o cliente.

“Para descobrir as fraudes, realizamos algumas avaliações através de informações levantadas pelo núcleo de inteligência. Enviamos uma equipe de inspeção aos locais e constatamos as irregularidades”, relata o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.

A Celpe reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.