JUNTAS discursam na Alepe sobre Dia Nacional da Libras e pedem prioridade às pessoas com deficiência na vacinação




Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


As codeputadas Juntas (PSOL-PE) fizeram um discurso nesta quinta-feira (22) na Alepe sobre o Dia Nacional da Libras, a ser comemorado no sábado (24), data em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como segunda língua oficial do Brasil em 2002.

As parlamentares ressaltaram a necessidade básica de acesso à informação, principalmente nas publicações nas redes do Governo do Estado que estão sem o intérprete, como as informações sobre o último lockdown. 

Outra questão fundamental é o acesso à vacinação, no qual as codeputadas afirmaram que é preciso assegurar o acesso prioritário também para as pessoas com deficiência, como consta no Estatuto da Pessoa com Deficiência que prevê em casos de calamidade que essas pessoas sejam tratadas de forma diferenciada. Segundo a Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe), cerca de 14 mil pessoas no estado têm deficiência auditiva. 

No campo da educação, por exemplo, a grande dificuldade é o baixo número de escolas com intérpretes de Libras. Recife tem apenas nove escolas que oferecem essa modalidade. As Juntas falaram da importância de que sejam criadas salas inclusivas, escolas bilíngues e estímulo à população em geral para aprender Libras. Elas pontuaram que existem leis que garantem acessibilidade e inclusão, mas não são plenamente cumpridas e, em relação ao mercado de trabalho, o número de empresas que cumpre essa legislação de cotas ainda é pequeno. 

As codeputadas têm as pessoas com deficiência como um dos segmentos priorizados pela mandata, inclusive tendo uma intérprete de Libras em seu gabinete. As Juntas reforçaram ainda a necessidade de um auxílio emergencial para as famílias de pessoas com deficiência que estão em situação de pobreza. As codeputadas ainda não receberam nenhum retorno do Governo do Estado sobre a proposta apresentada.

-Publicidade-


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem