Pernambuco inteiro acessa! Fone/Whatsapp: (81) 99139-7305 • politicanoforno@gmail.com • Anuncie sua empresa aqui! JUNTAS criam Projeto de Lei pelo Bicentenário da Junta Governativa de Goiana

JUNTAS criam Projeto de Lei pelo Bicentenário da Junta Governativa de Goiana





Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-735


As codeputadas Juntas (PSOL-PE) protocolaram um Projeto de Lei para que o ano de 2021 seja considerado como o Ano Estadual do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana e enviaram um requerimento, ambos na quinta-feira (22), à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para que seja concedido votos de aplausos em favor do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO) pelo bicentenário da Junta Governativa de Goiana, celebrado em 5 de outubro de 2021. A data marca não apenas a história política do estado, mas também os caminhos para a independência do Brasil, por isso as Juntas estão empenhadas em disseminar essa parte mais desconhecida da história, permitindo que possa ser amplamente celebrada por ser valor histórico e cultural.

No dia 5 de outubro de 1821, foi assinada em Pernambuco a chamada Convenção de Beberibe, documento pacificador resultante de um processo histórico ainda desconhecido por muitos, mas que fez Pernambuco tornar-se autônomo. Em 29 de agosto do mesmo ano, na Vila de Goiana, um segmento das elites pernambucanas instalou uma Junta Governativa Provisória, com o objetivo de aderir à política das Cortes Constitucionais portuguesas e desautorizar o governo do representante maior do monarca em Pernambuco, o governador Luiz do Rego Barreto, algoz da Revolução Pernambucana de 1817. Durante quase um mês, a Junta de Goiana coexistiu com o Conselho Governativo do Recife, presidido pelo General Rego Barreto, ao ponto das desavenças acentuarem-se, tornando inevitável o conflito armado.

A pacificação do confronto foi acertada por Gervásio Pires Ferreira e Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque, com a assinatura da Convenção, no local onde hoje está situado o bairro de Beberibe, região entre o Recife e Olinda, no qual as forças arregimentadas pela Junta de Goiana estacionaram, com o propósito de atacarem as forças de Rego Barreto, vindas do Recife. Ambas as partes concordaram que fosse convocada uma nova eleição de uma única Junta Governativa em Pernambuco, decidindo-se pelo retorno imediato de Rego Barreto a Portugal, que partiu em 26 de outubro de 1821, com familiares e alguns portugueses que residiam em Pernambuco. Gervásio Pires foi eleito presidente da Junta, sendo chamada pelo povo de Junta Democrática e Independente.

As codeputadas Juntas ressaltam que o resultado deste movimento iniciou em Goiana, em 1821 e acabou com a Convenção de Beberibe, no mesmo ano, ou seja, bem antes do 7 de setembro de 1822 a independência já aportava em Pernambuco, que passou, por conta própria, a deliberar os seus assuntos internos e a modular a sua relação com Portugal, sede do Reino, que, neste solo, já perdia a condição de metrópole. A data é de importante relevância para o povo pernambucano e merece ser lembrada, estudada e celebrada.

-Publicidade-


Postar um comentário

0 Comentários