https://gravata.pe.gov.br/

Coluna Fornalha do Direito - O golpe militar de 1964 e seus reflexos nos dias atuais - Por Francisco Santana

Coluna Fornalha do Direito - O golpe militar de 1964 e seus reflexos nos dias atuais - Por Francisco Santana


Francisco Santana


No ultimo dia 31 de março de 2021, foi lembrada uma data marcante na historia do nosso Brasil.

Em meados de 1964, ocorreu o que muitos historiadores classificam como golpe militar, outros classificam como um ato justo e que trouxe benesses a sociedade na década de 60.

Sob a minha óptica tratou-se de um golpe, os militares que estavam no poder, mudaram a forma de governar que só veio cair em meados dos anos 80, e um longo processo de redemocratização do Brasil.

Durante mais de 20 anos os brasileiros sofreram bastante, os atos institucionais derterminavam aquilo que era permitido, a censura só permitia que as pessoas tivessem a informação que fosse conveniente. Um dos poucos momentos alegres desse período, foi a copa de 70, no qual o Brasil se apresentou e deu show trazendo o tricampeonato mundial.

O nosso regime atual é democrático, porém criou-se uma polarização politica enorme nos últimos anos no qual estamos divididos e classificados por alguns como 'direita e esquerda'. 

Aos que se auto denominam direita acusam os seus opositores de comunistas e ditadores. Ja a esquerda discrimina e repudiam a outra ideologia por defender movimentos como o golpe de 1964.

Cabe a cada um de nós refletirmos, quem somos nós? O que queremos pra nossos dias? Se queremos crescer e termos dias melhores, devemos pensar na coletividade, algo que está em falta nos dias atuais. Pensar apenas no seu umbigo que antes era excessão virou regra.

E sendo assim, devemos sempre estar atentos e não celebrar momentos que relembrem ditaduras militares como a iniciada no golpe de 64, mas que posssamos celebrar dias de lutas e dias de glória.


Perfil do colunista - Graduado em Direito e pós-graduado em Processo Civil, o advogado Francisco Santana é discente do curso de Ciências Contábeis, MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário e membro da Comissão de Direito Penal da OAB-PE.


--PUBLICIDADE--