UPA do Ibura recebe adaptação para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19




Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


DP - A Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernando Figueira, no Ibura, Zona Sul do Recife, recebe adaptação para atender pacientes com Covid-19.

De acordo com a Prefeitura do Recife, a unidade, que é voltada para atendimentos com médicos especialistas, exames e diagnósticos, terá a função de atender temporariamente os pacientes com o novo coronavírus, sendo encaminhados de outras unidades.


O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vistoriou a unidade de saúde na manhã deste domingo (14) e anunciou que serão instaladas salas de observação e salas vermelhas, que funcionam com respiradores.

"A UPA-E do Ibura é uma unidade de saúde municipal que vai ser convertida para atendimento 100% Covid-19. Aqui a gente vai instalar 28 salas de observação e 20 salas vermelhas, lembrando que as salas vermelhas têm o apoio de respiradores, sendo possível fazer a ventilação mecânica no paciente. A gente vai implementar esses leitos para garantir que o Recife tenha toda a estrutura necessária para salvar vidas. Estamos fazendo um movimento de conversão de leitos nas nossas unidades, ampliação de leitos de UTI, de observação, de sala vermelha, e intensificando também a velocidade da vacinação. Com esses esforços coordenados a gente vai poder salvar vidas na nossa cidade”, ressaltou o gestor.

De acordo com a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, a decisão vai promover um atendimento de saúde de maior qualidade diante do cenário de pandemia.

“Estamos dando mais um importante passo no enfrentamento à Covid-19 aqui no Recife. A UPA-E do Ibura, que é uma unidade de especialidades, será transformada temporariamente em uma unidade para atender esses pacientes, tanto com salas de observação, quanto com salas vermelhas. Serão 20 salas vermelhas que simulam UTIs, e 28 salas de observação, como se fossem leitos de enfermaria. Então, com esse aporte, a gente vai conseguir atender melhor o recifense que estiver com Covid que precisar ficar em um desses leitos”, afirmou.

A UPA-E Professor Fernando Figueira recebeu um investimento de R$ 10 milhões da Prefeitura do Recife e foi inaugurada em novembro de 2020. O local tem uma estrutura moderna e acessível, e dispõe de um estacionamento com 40 vagas.

A unidade é de atendimento ambulatorial, para consultas com especialistas e não possui atendimento de urgência e leitos atualmente. Com esta readequação, ela não terá mais atendimento ambulatorial, temporariamente, que serão direcionadas para o Centro de Saúde Dr. Aristarco Dourado de Azevedo, na Cohab.


--Publicidade--