https://gravata.pe.gov.br/

João Campos institui o Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife

João Campos institui o Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


O prefeito João Campos criou, por meio de decreto publicado no último sábado (27) no Diário Oficial do Município, o Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife). A iniciativa tem o objetivo de criar uma instância permanente e representativa de escuta da sociedade para a formulação conjunta de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento econômico, garantia da proteção social e combate à desigualdade na capital pernambucana. O colegiado terá caráter consultivo e será presidido pelo prefeito da cidade. O CEDES Recife é inspirado no Conselho homônimo criado pelo ex-governador Eduardo Campos, em 2007, também no dia 27 de março.

“Há exatos 14 anos, no dia 27 de março de 2007, o ex-governador Eduardo Campos criou o CEDES, Conselho Estadual para o Desenvolvimento Econômico e Social. E a gente nessa mesma data tem a oportunidade de criar o CEDES do Recife, Conselho Estratégico do Desenvolvimento Econômico e Social”, anunciou o prefeito. “Eu prometi desde o início que jamais governaria ou tomaria as decisões de maneira isolada. Tem que saber ouvir, dialogar e construir conjuntamente. Esse é um passo inicial para o aprimoramento, aperfeiçoamento dos mecanismos de participação social no nosso governo”, completou o prefeito.

O CEDES/Recife assumirá um papel importante enquanto articulador junto à sociedade, buscando o diálogo, a escuta ativa e a participação efetiva de especialistas nas áreas econômica e social, de representações governamentais e de entidades da sociedade civil. Fará parte da sua rotina de trabalho a proposição de iniciativas que gerem emprego e renda, preservando a justiça social e o meio ambiente, a partir da construção de alianças no âmbito público e privado nas esferas federal, estadual e municipal.

O prefeito João Campos destacou que assim, dando voz aos recifenses, é que se construirá uma cidade melhor para todos. “A gente vai poder reunir pessoas que representam instituições de toda a sociedade. Que vão ter legitimidade para poder discutir, dar opinião e ajudar a prefeitura a decidir e fazer o que for de melhor para o futuro do Recife”, disse.

A instituição do conselho acontece em um momento de forte impacto econômico e social causado pela pandemia de covid-19 e entre as primeiras missões do CEDES/Recife estará buscar, em conjunto com a sociedade, os melhores caminhos para a recuperação econômica e social do pós-pandemia.* “A gente vive hoje um dos momentos mais críticos da história de todas as gerações vivas, as decisões a serem tomadas não são simples, precisam de coragem, de inovação, de ousadia. Eu tenho certeza que através do CEDES poderemos discutir assuntos importantes, pensar conjuntamente e sobretudo, olhar para o futuro com esperança, olhando as oportunidades que poderemos construir para fazer a vida do recifense melhorar a cada dia”, completou.


COMPOSIÇÃO - O conselho será presidido pessoalmente pelo prefeito João Campos e também possuirão assento fixo no conselho a vice-prefeita Isabella de Roldão e secretários de pastas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social. Como a ideia do Conselho é fortalecer a participação de toda a sociedade, serão convidadas personalidades da sociedade civil, representantes de órgãos e entidades públicas e privadas para as reuniões do conselho. Os representantes da sociedade podem ter assento permanente ou eventual. O critério para entrada no conselho tem por base a representatividade social do membro, assim como sua capacidade de traduzir as opiniões da sociedade e formular soluções em conjunto com os demais membros e o poder público.

O CEDES/Recife terá na sua formatação, além da Presidência, uma Secretaria Executiva, que terá como uma de suas atribuições a assistência e assessoramento de caráter técnico e administrativo ao Conselho; uma Plenária, que assumirá a deliberação sobre as diretrizes e programas de ação do Conselho, a elaboração de estudos e propostas de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento econômico e social da cidade, entre outros; e Câmaras Técnicas, que serão formadas de acordo com as necessidades apontadas pelo Conselho e com funcionamento temporário, terão o trabalho de formular estudos e propostas sobre temas específicos encaminhados pela Presidência ou pela Secretaria Executiva.

--Publicidade--