https://gravata.pe.gov.br/

Acompanhantes e pacientes denunciam aglomeração e falta de higienização de cadeiras em hospital do Recife

Acompanhantes e pacientes denunciam aglomeração e falta de higienização de cadeiras em hospital do Recife



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


G1 - Apesar de o governo de Pernambuco ter aumentado restrições para conter o avanço da Covid-19, pacientes e acompanhantes denunciaram aglomerações no Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta terça-feira (9). 

Imagens enviadas por leitores mostram que não havia distanciamento entre as pessoas que aguardavam atendimento.


“Quando você chega para entregar o cartão do hospital, tem aglomeração do lado de dentro e pedem para você ficar esperando fora. Tem pacientes juntos que não são da mesma família sentados lado a lado. O governo fecha praia, fecha tudo e os hospitais ficam aglomerados”, disse uma mulher que acompanhava uma paciente e preferiu não se identificar.


Ainda de acordo com ela, o hospital oferece álcool em gel para higienizar as mãos de pacientes e acompanhantes, mas não há distanciamento entre as pessoas sentadas do lado de fora nem medição da temperatura. “As cadeiras estão sem marcação e não são higienizadas quando uma pessoa levanta”, contou.


As reclamações são da área de pacientes ambulatoriais que esperam por consultas no setor de ortopedia. Porém, diante da taxa de ocupação de 95% até a segunda (8) nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) devido aos casos de Covid-19, a preocupação de pacientes e acompanhantes em contrair a doença aumentou.


“A pessoa que estou acompanhando tem mais de 80 anos e já tomou as duas doses [da vacina contra a Covid-19], mas ainda existe o risco de pegar. Eu também sou de risco porque tenho diabetes, pressão alta e outros problemas graves”, afirmou a denunciante.


Ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre o assunto, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.




--Publicidade--