Pernambuco inteiro acessa! Fone/Whatsapp: (81) 99139-7305 • politicanoforno@gmail.com • Anuncie sua empresa aqui! Recife | Prefeito João Campos vistoria mutirão de limpeza no Canal do Jordão e ação Bora se Cuidar no Mercado da Boa Vista

Recife | Prefeito João Campos vistoria mutirão de limpeza no Canal do Jordão e ação Bora se Cuidar no Mercado da Boa Vista



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


A manhã deste sábado (13), que seria marcada pelo desfile do Galo da Madrugada, foi de trabalho para o prefeito João Campos. Cumprindo agenda administrativa, uma vez que as festividades do carnaval foram canceladas em função da pandemia do novo coronavírus, o prefeito conferiu de perto a atuação das equipes de limpeza da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) no Canal do Jordão, no trecho entre as ruas Baltazar Passos e Capitão Zuzinha, em Setúbal. 

O prefeito também visitou o Mercado da Boa Vista onde uma equipe de arte-educadores realizou um trabalho de conscientização sobre os cuidados necessários para evitar a Covid-19.

“A gente está aqui no Canal do Jordão, acompanhando a limpeza. São mais de 5 km de extensão, passa por Setúbal, por Boa Viagem, Pina e está sendo feita a capinação, a limpeza da macro e da microdrenagem, e faz parte daquele plano que a gente anunciou em janeiro da limpeza dos 99 canais da cidade. É fundamental que cada um faça a sua parte também: jogando o lixo no local adequado, os resíduos sólidos de maior volume também nos ecopontos, para a gente poder garantir a limpeza da cidade. Então nós temos um compromisso com a manutenção, com a zeladoria, com a limpeza urbana e a nossa equipe vai seguir com toda energia, limpando toda a cidade”, garantiu João Campos.

O Canal do Jordão está entre os nove canais que começaram a ser limpos pela Prefeitura do Recife ainda em janeiro. A previsão é que o serviço no local seja concluído já no próximo mês de março. 

Ainda na segunda semana do ano, a Prefeitura do Recife iniciou as preparações da cidade para o período de chuvas. No dia 11 de janeiro, foi iniciada a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, com o objetivo de desobstruir a passagem das águas, evitando alagamentos durante o inverno. 

A ação tem investimento previsto em R$ 7 milhões. Em janeiro, o prefeito João Campos também esteve no Canal da Arruda para acompanhar os serviços no local.

A secretária de Infraestrutura do Recife Marília Dantas também acompanhou o trabalho de vistoria e chamou a atenção para a necessidade da contribuição dos cidadãos recifenses na manutenção da limpeza dos canais e de toda a cidade. 

“Nesse momento, a gente sempre lembra a importância da contribuição da população nesse processo de manter a cidade limpa. É importante destacar os equipamentos que a Prefeitura disponibiliza na cidade como os 67 Pontos de Entrega Voluntária em locais estratégicos, além disso, há as 10 Ecoestações que recebem materiais volumosos. É importante também que as pessoas respeitem os horários de coleta, que todo o material seja colocado em frente as casas no horário da coleta, para que esses resíduos não cheguem nos canais, erroneamente. Dessa forma, o recurso pode ser investido em outros serviços importantes de manutenção e limpeza urbana. Há outras ações como capinação, varrição e pintura de meio fio que são realizados por uma cidade mais limpa e mais bonita para os moradores”, comentou ela.

A técnica de Informática Bety Asfora, 58 anos, mora em Setúbal, e reconhece a importância da ação da Prefeitura do Recife e também da manutenção por parte dos transeuntes. 

“A gente sempre corre atrás da limpeza do canal porque a sujeira provoca a proliferação de doenças, por causa de ratos, mosquitos e baratas. Então essa limpeza aqui hoje vai ajudar as comunidades e o entorno em geral do bairro. Quem frequenta aqui vê carros parando e as pessoas jogando lixo no canal, infelizmente, a sociedade faz isso aqui e em outros canais também. Esse trabalho que está sendo feito não é barato, é um recurso que poderia estar sendo usado na saúde e na educação. Então é importante a conscientização, a base é a educação”, disse.

“BORA SE CUIDAR” – No tradicional Mercado da Boa Vista, neste sábado, o prefeito João Campos conferiu uma das ações da campanha da Prefeitura do Recife “Bora se Cuidar” que tem sido realizada em espaços públicos, lembrando a população da importância dos cuidados para evitar a covid-19. 

No mercado, uma equipe de arte-educadores representando personagens como o coronavírus, o distanciamento social, a máscara e o álcool em gel interagiram com os clientes para não deixar ninguém esquecer da pandemia. Além disso, profissionais de Controle Urbano e Vigilância Sanitária também trabalharam na conscientização dos comerciantes e dos frequentadores. 

A ação passará por diversos mercados e pontos da cidade em que normalmente haveria focos de folia. Como o Recife Antigo, o próprio Mercado da Boa Vista, de Casa Amarela, da Encruzilhada, entre outros.

--Publicidade--


Postar um comentário

0 Comentários