Proposta de Romerinho Jatobá garante que Jornalista Graça Araújo dê nome a habitacional no Recife



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


Conjunto Habitacional Jornalista Maria Gracilane Araújo da Silva – “Jornalista Graça Araújo”. Esse deve ser o nome do próximo conjunto habitacional a ser inaugurado no Recife, em homenagem à comunicadora falecida em 2018. A determinação vem da lei nº 18.589, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela Prefeitura em 2019. A proposta é de autoria do presidente da Casa de José Mariano, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).

No texto de justificativa do projeto que deu origem à lei nº 18.589/2019, Romerinho Jatobá conta a trajetória de Araújo. Natural de Itambé, na Zona da Mata Norte. ela formou-se em jornalismo em 1987 e, desde então, atuou em diversos veículos de rádio e televisão. “Passou pela TV Manchete, pela TV Pernambuco e se tornou chefe de reportagem da TV Jornal, afiliada do SBT, em 1992. No SBT, ajudou na formatação do TV Jornal Meio-Dia, do qual foi âncora por 26 anos. Na época, Graça era a única apresentadora negra na televisão pernambucana”, diz o texto.

A proximidade com os temas relacionados à saúde não deixou de ser destacada pelo parlamentar. Ele lembra que a jornalista chegou a cogitar a carreira de medicina antes de se apaixonar pelo jornalismo. “Por 17 anos, comandou as tardes da frequência no programa Rádio Livre, do qual fazia parte o famoso quadro Consultório de Graça, que reunia, diariamente, médicos para abordar diferentes temas relacionados à saúde. Em agosto de 2018, o Programa sobre o câncer de cérebro conquistou o primeiro lugar na categoria rádio no Prêmio SBN de Jornalismo, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia”.

Romerinho Jatobá acrescenta que o reconhecimento pelos serviços prestados aos pernambucanos já foi concedido por outros órgãos e entidades. “A jornalista foi uma das homenageadas em Sessão Solene do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), recebendo condecoração concedida a profissionais que contribuem para melhorar o trabalho da Justiça no Estado. Também foi homenageada no livro ‘Sucesso: o que elas pensam’, que reúne 150 mulheres que contam como chegaram ao sucesso profissional”.

Em 2020, Graça Araújo foi declarada patrona do jornalismo pernambucano pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).