Projeto visa prestar assistência psicológica nas escolas de educação básica do Recife



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


Encontra-se em tramitação na Câmara, o projeto de lei de número 282/2019, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), que pretende instituir a assistência psicológica para alunos e educadores nas escolas de educação básica instaladas no Recife. 

“O local ideal para se identificar e prevenir o problema é a escola. Tal ação contribuirá para que as crianças não se tornem adultos depressivos e ajudará os educandos a saber como lidar com a situação”, afirmou o parlamentar.

De acordo com a justificativa do projeto, os números de depressão em crianças e adolescentes vêm aumentando com certa celeridade. A Sociedade brasileira de Pediatria (SBP) publicou que “estima-se que a doença está se tornando um problema de saúde pública, pois dados de tentativas ou consumação de suicídios têm aumentado na adolescência e em idade cada vez mais precoce. Estudo realizado na cidade de Recife, por exemplo, demonstrou que as prevalências de sintomas depressivos expressivos e de ansiedade se igualaram a 59,9% e 19,9%, respectivamente, em adolescentes de 14 a 16 anos naquela capital”, ressaltou o vereador.

Hélio Guabiraba reforçou artigo da Constituição Federal que trata da educação e a importância do psicólogo para o ambiente escolar. “Conforme o art. 205 da Constituição Federal, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A assistência de um psicólogo é de suma importância para que haja prevenção e diagnóstico da depressão durante a infância, antes que o problema se consolide”.