João Campos lança Plano Recife Vacina; confira os locais de vacinação




Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


“O Recife fez o dever casa e está pronto para começar a vacinar hoje”. Com essas palavras, que trazem esperança na virada contra o coronavírus, o prefeito João Campos lançou, em cerimônia transmitida pela internet, o Plano Recife Vacina, com as ações de infraestrutura, logística e segurança necessárias para a vacinação da covid-19. 

Com a chegada prevista de 67 mil doses para a cidade, hoje, o suficiente para vacinar 33,5 mil pessoas, a Prefeitura do Recife iniciará a vacinação pelos profissionais de saúde da linha de frente da covid-19, além de idosos que residem em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores destas instituições.


“Neste primeiro momento, serão vacinadas as pessoas que trabalham com a saúde e estão na linha de frente de combate a pandemia e os idosos que estão nas instituições de longa permanência e pessoas com deficiências severas que também estão em instituições específicas. Após esse momento, a gente aguarda que o Ministério mande mais vacinas, para que o segundo módulo do Recife seja ativado com nove centros de vacinação, 65 salas, três drive-thrus em pontos diferentes da cidade para que a gente possa vacinar o quanto antes toda a nossa população. No Recife, ninguém vai furar fila, não vai haver privilégio, vamos seguir as recomendações dos grupos prioritários com cadastro 100% digital através do Conecta Recife, quem não puder fazer esse cadastro de maneira digital, haverá pontos em toda a cidade para cadastro nas instituições, farão o cadastramento e vão garantir que todos e todas terão acesso a vacinação”, disse o prefeito.

A secretária de Saúde do Recife Luciana Albuquerque participou do lançamento e detalhou o processo de imunização no Recife. “Nós recebemos as vacinas Coronavac, 67 mil doses, que já são as duas doses da vacina, então imunizaremos 33,5 mil pessoas. 

A segunda dose será realizada a partir dos 14 dias da administração da primeira dose. Iniciaremos a primeira etapa, o módulo 1, com treze equipes volantes, pelas características de quem vai ser vacinado, para que as pessoas não precisem sair do local onde trabalham ou onde vivem”, disse.

Com a chegada de mais doses e a possibilidade de ampliar o público, para a 1ª fase do Governo Federal, aberto para os idosos acima de 75 anos, a Prefeitura do Recife passará a dispor de 65 salas de vacinação em nove pontos espalhados pela cidade.

Os pontos de vacinação estarão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Escola Mário Melo, no bairro de Campo Grande; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Os pontos do drive-thru serão no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Com o aumento das doses enviadas pelo Ministério da Saúde, o Plano tem a capacidade de estender a quantidade de salas para mais de 200 em um total de 26 pontos. Esse formato permite a manutenção do funcionamento da Saúde Básica, com as 114 Unidades de Saúde da Família servindo de retaguarda para a vacinação. 

A Prefeitura do Recife já dispõe de toda a estrutura disponível para a vacinação de toda a população prevista para a primeira fase, estimada em 165 mil pessoas. Tanto nos insumos, como as seringas, como na capacidade de armazenamento e refrigeração.

“É importante desde o princípio a gente destacar que desde o primeiro dia do mandato, o prefeito João Campos colocou para a gente essa prioridade, que a gente tinha que superar essa etapa, e aí com o governo e todas as secretarias e toda a Prefeitura mobilizada, a gente iniciou o processo de coleta de opiniões, de ideias, de recursos. Até que, a medida que as determinações do Ministério da Saúde foram avançando, num processo de intensificação, a gente abriu a Sala de Situação cujo principal objetivo é exatamente facilitar a comunicação e agilidade entre todas as equipes. Desde o princípio, a gente focou em prover soluções adequadas para todos os seguimentos da população”

AGENDAMENTO – A vacina será aplicada via agendamento prévio, com a confirmação do enquadramento nos critérios para a vacinação. O agendamento estará disponível em formato digital e também em pontos físicos que serão divulgados ainda está semana. Para realizar o cadastramento, será necessários documento com foto e comprovante de residência, uma vez que a vacina disponibilizada pelo Recife Vacina está disponível para os moradores da cidade.

SEGURANÇA - A Prefeitura do Recife montou um esquema de segurança para o armazenamento, transporte e centros de vacinação, que envolverá a presença de cerca de 70 agentes de segurança, da Guarda Municipal, CTTU e Polícia Militar.


Publicidade--