https://gravata.pe.gov.br/

Brasil enviará avião para buscar 2 milhões de doses de vacina da AstraZeneca na Índia

Brasil enviará avião para buscar 2 milhões de doses de vacina da AstraZeneca na Índia



Ismael Alves
politicanoforno@gmail.com
(81) 99139-7305


Reuters - O Brasil enviará um avião na quinta-feira, 14, para buscar na Índia os 2 milhões de doses compradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, com o objetivo de assegurar o início da vacinação no país na próxima semana.


O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse que a documentação para trazer as vacinas fabricadas pelo Instituto Serum, da Índia, já está pronta. Na semana passada, o governo brasileiro entrou em contato com autoridades indianas para garantir a exportação das doses, e o presidente Jair Bolsonaro chegou a escrever uma carta ao premiê do país, Narenda Modi, pedindo urgência no envio.

“É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já está com o documento de exportação pronto. Data de decolagem (de volta ao Brasil), dia 16. Então quando nós tivermos a posição da Anvisa, nós temos o material para distribuir”, disse o ministro em pronunciamento em Manaus, cidade que está sendo duramente afetada pela pandemia de Covid-19.

Inicialmente Pazuello afirmou que o avião partiria do Brasil ainda nesta quarta-feira, mas posteriormente a companhia aérea Azul, responsável pelo traslado, disse que a aeronave partirá na quinta-feira. O Ministério da Saúde depois confirmou que a viagem será na quinta-feira.

O avião será um Airbus A330neo, que irá decolar do Recife. Segundo a Azul, o avião partirá às 23h rumo à cidade indiana de Mumbai, com previsão de retorno ao Brasil no dia 16, pousando no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

--Publicidade--