Pernambuco inteiro acessa! Fone/Whatsapp: (81) 99139-7305 • politicanoforno@gmail.com • Anuncie sua empresa aqui! Artigo • Corrupção, uma inimiga de todos – por Erick Lessa

Artigo • Corrupção, uma inimiga de todos – por Erick Lessa




Ismael Alves
ismaelgravatafm@gmail.com
(81) 99139-7305


No Dia Internacional de Combate à Corrupção, o Delegado e deputado estadual Erick Lessa (PP) encaminhou um artigo de sua autoria ao Blog Política no Forno. Confira!

----

Uma assassina silenciosa, que destrói sonhos, oportunidades e vidas. Assim é a corrupção – um nome genérico que engloba práticas nocivas e perversas. Ela é uma das causas de fenômenos como o aumento dos abismos sociais, a falta de infraestrutura e a carência de serviços públicos para parcelas significativas da população.

Esse tipo de conduta não é restrito apenas ao Brasil. Uma estimativa realizada no ano passado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) apontou que 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo inteiro são desviados por causa da corrupção. Essa porcentagem corresponde a R$ 10,7 trilhões, e representa uma prática danosa que corrói a sociedade, gerando atraso no desenvolvimento social e econômico e ofuscando as oportunidades das gerações atuais e futuras.

Vencer a corrupção é uma necessidade urgente e uma batalha coletiva. Por causa disso, foi estabelecido 09 de dezembro como o Dia Internacional de Combate à Corrupção, em referência à data de assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em Mérida, no México, no ano 2003. O intuito é fortalecer a cooperação internacional na prevenção e na erradicação dessas práticas no mundo inteiro.

Para tanto, os avanços devem acontecer em todas as esferas de poder. Pernambuco deu um passo neste sentido há exatamente um ano, com a sanção da lei que evita fraudes nos contratos de empresas com o Estado. A norma foi criada após a apresentação do Projeto de Lei nº 284/2019, de nossa autoria, que foi analisado na Assembleia Legislativa em conjunto com o PL 446/2019, do Poder Executivo.

O enfrentamento à corrupção sempre foi uma marca da minha história. Enquanto delegado, presidi operações que se tornaram símbolos desta bandeira. Uma delas foi a Ponto Final, deflagrada em 2013, a primeira operação de combate à corrupção no meio político na história da bicentenária Polícia Civil de Pernambuco. Também comandei a Operação Hipócrates, que desbaratou um esquema de corrupção no Hospital Regional do Agreste (HRA). Atualmente, enquanto deputado, continuo defendendo pautas que preveem mais transparência e boas práticas na gestão pública.

É verdade que já houve alguns avanços, mas ainda há muito o que ser feito. Cada cidadão precisa ter consciência do seu papel social, fiscalizando e acompanhando a aplicação dos recursos públicos, seja no Município, no Estado ou na União. Também é necessário abolir as chamadas ‘pequenas corrupções’ – como aceitar troco errado ou furar fila. A corrupção é uma inimiga de todos; só poderemos vencê-la com um esforço mútuo e constante, simultaneamente particular e coletivo. Com ética e transparência, vamos expandir nossa consciência cidadã e alavancar as transformações necessárias na sociedade.



Erick Lessa é delegado de Polícia Civil e deputado estadual em Pernambuco


Siga nossas redes sociais

Postar um comentário

0 Comentários