Após seis anos sem mandato, Mary Gouveia é diplomada prefeita de Escada




Ismael Alves
ismaelgravatafm@gmail.com
(81) 99139-7305


Após um mandato tímido como deputada estadual entre os anos de 2010-2014,  a prefeita eleita e já diplomada Mary Gouveia (PL), de Escada, Mata Sul, voltou a conquistar um mandato eletivo nas eleições deste ano. Foram seis anos longe do poder desde a sua passagem pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, ocasião da qual não disputou reeleição. 

Em 2016, diante da inelegibilidade do ex-prefeito Jandelson Gouveia, com quem é casada, Mary concorreu ao cargo de prefeita de Escada pela primeira vez. Apesar do caos notório da gestão de Lucrécio Gomes (PSB), que buscava a reeleição, Mary não obteve êxito nas urnas e perdeu por um 'cabelo de sapo'. Apenas 200 votos separou Mary de Lucrécio, que foi vitorioso em 2016 com 17.240 votos contra 17.040 de Mary. 

Já neste ano, tornando a disputar a prefeitura, Mary sagrou-se vitoriosa sobre outros três oponentes, tendo o socialista Klaus Lima como principal adversário. Mary somou 13.112 votos contra 12.820 de Klaus. 

O resultado reconduz, de forma indireta, o ex-prefeito Jandelson à gestão Municipal. O mesmo ocorre em Amaraji, Zona da Mata. Inelegível, o ex-prefeito Jânio Gouveia, irmão de Jandelson, apresentou a médica Aline Gouveia (PSB), sua filha, para concorrer ao cargo de prefeita. A neófita obteve êxito contra o atual prefeito Rildo Reis (Avante) que já se despede do carro. O empresário Ivan Queiroz (MDB) também postulou o cargo, ficando na terceira posição em quantitativo de votos. 

Já o ex-prefeito de Primavera Galego do Gás, irmão de Jandelson e Jânio, não se saiu bem com o resultado das eleições deste ano. Também impedido pela Justiça Eleitoral em concorrer, Galego apoiou o então candidato Felipe de Lado (PL) para prefeito de Primavera. O postulante obteve menos de 500 votos. Em Escada, Galego apoiou Zé Mauro Chaves (PSL), que teve a candidatura indeferida. Dos três irmãos que já foram prefeitos, simultaneamente, é o único que não conseguiu o retorno indireto ao poder.