Gravatá | Instituto Opinião recorre ao TRE-PE contra proibição de divulgação de pesquisa e consegue liminar derrubando impedimento



Ismael Alves
ismaelgravatafm@gmail.com
(81) 9139-7305


Na reta final das Eleições 2020, uma pesquisa eleitoral do Instituto Opinião, registrada no TSE sob número de identificação PE-06161/2020, contratada pelo Blog do Magno, acentuou ainda mais o acirramento entre as campanhas de Joselito Gomes (PSB) e Joaquim Neto (PSDB).

O resultado da pesquisa, previsto para ser divulgado nesta sexta-feira, 13, foi impedido, inicialmente, através de decisão em caráter liminar, proferida na quinta-feira, 12, pelo Dr. Luiz Célio de Sá Leite, Juiz  da 030ª Zona Eleitoral, após representação impetrada pela Coligação 'Frente Popular de Gravatá', que dá sustentação à candidatura de Joselito. 

Na representação, a coligação socialista alegou que o questionário da pesquisa apresentava desconformidade sobre renda domiciliar de parte dos entrevistados, não atendendo as determinações do Artigo 2°, inciso IV, da Resolução n° 23.600/2019, além de não possuir assinatura digital do estatístico responsável pela pesquisa, o que também caracterizaria descumprimento ´do Artigo 2°, inciso IX, da Resolução de regência.

Nesta sexta-feira, o Instituto Opinião recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) contra a decisão do Magistrado da 030ª Zona Eleitoral de Gravatá, classificando-a como sendo embasada sobre "análise equivocada do plano amostral que norteia a pesquisa". 

Com força de Mandado de Segurança (0600972-40.2020.6.17.0000) expedido por Carlos Gil Rodrigues Filho, Relator do TRE-PE, o Instituto Opinião conseguiu a liminar pleiteada, permitindo a divulgação da pesquisa, o que deve ocorrer a qualquer momento.

Os dados mostrarão como está o cenário da corrida eleitoral às vésperas das Eleições 2020. A disputa segue travada entre o prefeito Joaquim Neto e o candidato oposicionista Joselito Gomes. O resultado dos números pode influenciar diretamente no eleitorado indeciso.