https://gravata.pe.gov.br/

Eleições 2020 | Pesquisa registrada mostra Dayse Juliana com ampla vantagem na disputa pela prefeitura de Primavera

Eleições 2020 | Pesquisa registrada mostra Dayse Juliana com ampla vantagem na disputa pela prefeitura de Primavera




Ismael Alves
ismaelgravatafm@gmail.com
(81) 99139-7305


Se as Eleições fossem hoje, Dayse Juliana (PSB), prefeita e candidata à reeleição em Primavera, Mata Sul, estaria reeleita com larga vantagem sobre seu principal oponente, o ex-prefeito 'Rômulo Pão com Ovo' (PSD). É o que mostra o resultado de pesquisa do instituto Datavox, divulgada nesta Quinta-feira, 05.

Com metodologia quantitativa, a pesquisa está registrada no TSE sob o número de identificação PE-08715/2020. Ao todo, 350 eleitores residentes em Primavera, de ambos os sexos, e com idade igual ou superior a 16 anos, foram ouvidos. A estimativa de margem de erro é de 5% para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.

Cenário I - Espontâneo

No  cenário espontâneo, quando o entrevistador não apresenta nomes dos candidatos, e, o eleitor diz em quem pretende votar, Dayse aparece com 41,1% das intenções de voto. 'Pão com Ovo' surge com 27,7%. Felipe de Lado, atual presidente da Câmara e genro de Galego do Gás, tem 6%.

Cenário II - Estimulado

Neste cenário, o entrevistador cita os nomes dos candidatos que pleiteiam o cargo. Nele, Dayse aparece com 50,3% contra 28,3% de Rômulo e 6,6% de Felipe. Júnior do Padre (PTC) não pontuou. O percentual de indecisos está em 11,5%. Outros 5,7% preferem votar em branco ou nulo. 

Cenário III - Votos válidos

Em um terceiro cenário, considerando apenas os votos válidos, ou seja, desconsiderando os percentuais de indecisos, brancos e nulos, Dayse aparece com 59,03% dos votos. 'Pão com Ovo' oscila para 33,21% e Felipe vai para 7,74%. 

Aprovação de Governo

O índice de aprovação da administração da prefeita Dayse Juliana chega a 71,1% contra 20,3% que desaprovam. Outros 8,6% não quiseram ou souberam opinar.

Aprovação dos governos do Estadual e Federal

De acordo com a Datavox, a gestão do Governador Paulo Câmara (PSB) é aprovada por 61,1% do eleitorado consultado, enquanto 25,8% desaprovam e 13,1% não quiseram ou souberam opinar.  OO governo do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também surge com ampla aprovação dos primaverenses, atingindo o percentual de  62,3% contra 29,7 de reprovação. Outros 8% não quiseram ou souberam opinar. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 02 de 03 deste mês, tendo seu resultado divulgado nesta Quinta-feira.


Clique na imagem para ampliar