Teresa Leitão cobra atualização do piso salarial dos professores


Ismael Alves
ismaelgravatafm@gmail.com
(81) 99139-7305


A deputada Teresa Leitão (PT) repercutiu, na Reunião Plenária desta quinta (3), o posicionamento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) em defesa da atualização do piso salarial dos professores. De acordo com a parlamentar, tem sido recorrente o reajuste do valor apenas em outubro, sem retroatividade para profissionais de nível superior, deixando-os em situação injusta.

A petista destacou o impacto da Lei do Piso Nacional no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos profissionais da educação. Oito meses depois da implementação do valor de R$ 2.886,24 (por 40 horas semanais), em todo o País, ela cobrou uma resposta concreta no encontro do sindicato com o secretário de estadual Educação, Frederico Amancio, marcado para esta quinta. “Meu apelo é para que se chegue a um consenso para a implantação do piso”, disse.

“O plano é um instrumento de valorização, mas está achatado, deixando o magistério público em uma situação de indignidade salarial”, prosseguiu Teresa. “Se o piso não é reajustado em todas as matrizes salariais, para fazer jus à titularidade na carreira e à graduação, ele não corresponde a sua função.”

A deputada tratou, ainda, das mortes provocadas pela pandemia de Covid-19 no Brasil. “Já são mais de 123 mil óbitos. Não podemos permitir a naturalização disso, que seja considerado algo presente em nosso cotidiano”, alertou.