https://gravata.pe.gov.br/

MPPE recomenda que Conselheiros Tutelares de três municípios não realizem propaganda eleitoral nas dependências do Conselho

MPPE recomenda que Conselheiros Tutelares de três municípios não realizem propaganda eleitoral nas dependências do Conselho


Ismael Alves
ismaelgravatafm@gmail.com
(81) 99139-7305


MPPE - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos conselheiros tutelares de Camocim de São Félix, Sairé e São Joaquim do Monte que não realizem propaganda política nas dependências dos Conselhos e tampouco utilizem indevidamente as estruturas do Conselho Tutelar para a realização de atividades político-partidárias (artigo 41, inciso III da Resolução nº 170 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Assim, para evitar excessos em manifestações político-partidárias de membros do Conselho Tutelar e a implicação de condutas passíveis de punição, o MPPE recomendou também que os servidores evitem se identificar como conselheiros tutelares ao participar de passeatas, carreatas ou manifestações correlatas. Além disso, devem ser evitadas manifestações de apoio a candidatos em redes sociais mencionando o Conselho Tutelar. 

Por fim, foi alertado que o não atendimento à Recomendação poderá implicar a adoção de medidas necessária a sua implementação. O MPPE fixou um prazo de 10 dias para que seja informado sobre o acatamento ou não das medidas. 

A Recomendação Eleitoral nº 05/2020 (Camocim de São Félix, Sairé e São Joaquim do Monte) foi publicada na íntegra no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última quarta-feira (05/08).