Lessa destaca Semana de Consciência AME

Foto: Viliane Gomes

Ismael Alves
ismaelgravatafm@gmail.com
(81) 99139-7305


A terceira semana do mês de agosto é a Semana Estadual de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME), que foi incluída no calendário oficial de Pernambuco através da Lei nº 16.731, originária de um projeto do deputado estadual Delegado Lessa. 

O objetivo da norma é promover o esclarecimento e a conscientização da sociedade pernambucana sobre a doença, que é rara, degenerativa e, ainda, sem cura.

O deputado comenta que, a partir da lei, serão estimuladas ações sociais e educacionais em prol de pessoas com AME. “A conscientização é fundamental para que seja realizado o acompanhamento adequado, pela família e pelos profissionais de saúde, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com a doença”, observa.

No intuito de promover essa conscientização, o deputado está realizando uma série de postagens informativas em suas redes sociais. Faz parte desta programação uma live com Suhellen Silva, que é diretora da ONG Donem, que cuida de pessoas com AME do estado de Pernambuco. 

AME

A AME é uma doença de ordem genética que provoca dificuldades motoras. Entre os sintomas, está a perda do controle e das forças musculares; e dificuldade, ou mesmo incapacidade, para realizar movimentos e até respirar. Varia do tipo 0 ao 4, de acordo com a idade em que surgem os primeiros sintomas e o grau de comprometimento dos músculos.