Pernambuco inteiro acessa! Fone/Whatsapp: (81) 99139-7305 • politicanoforno@gmail.com • Anuncie sua empresa aqui! MPPE recomenda que Câmara de Vereadores de Timbaúba retome sessões ordinárias de forma remota

MPPE recomenda que Câmara de Vereadores de Timbaúba retome sessões ordinárias de forma remota



Ismael Alves
(81) 99139-7305


MPPE - Após tomar conhecimento de que o presidente do Poder Legislativo de Timbaúba suspendeu, no dia 24 de março, as atividades legislativas e administrativas presenciais por tempo “indeterminado”, condicionando essa suspensão ao término da vigência do Decreto Municipal que dispõe sobre as medidas de combate e enfrentamento da pandemia da Covid-19, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a retomada das sessões ordinárias do Poder Legislativo observando todas as normas estaduais e municipais de prevenção ao novo coronavírus, sugerindo que essas sessões ocorram pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR) que vem sendo utilizado pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados e pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

De acordo com a recomendação do MPPE, a medida contraria o preceito normativo interno da Câmara de Vereadores de Timbaúba, que estabelece a necessidade da efetivação, em cada período legislativo, de 15 (quinze) sessões ordinárias, sendo vedada a realização de mais de uma sessão ordinária por dia. 

A não realização das sessões (em plenário ou comissões) impede o trâmite normal de projetos de leis e até dificulta a comunicação oficial entre os poderes municipais. Com a suspensão, apenas sessões extraordinárias podem ser convocadas. 

Esse procedimento, além de possuir contrapartidas financeiras especiais, também determina a previsão de ajuda de custo no caso de convocação por mais de uma vez, passando tais benefícios a compor a parte variável da remuneração do vereador participante, o que impõe mais despesas com pessoal e recursos públicos.

Além da retomada do funcionamento da estrutura administrativa da Câmara e do consequente restabelecimento da capacidade do Legislativo Municipal de cumprir suas funções deliberativa, legislativa e julgadora, o MPPE recomendou que seja disponibilizado um canal de comunicação célere e eficiente com o Poder Executivo de Timbaúba, especialmente no que for referente às ações de prevenção, contenção e combate à Pandemia da Covid-19.

Na recomendação, o promotor de Justiça de Timbaúba, João Elias da Silva Filho, ressaltou que o funcionamento dos poderes e instituições governamentais é o viés mais elementar de uma prospecção quanto a normalidade de um Estado Democrático de Direito. 

O promotor ainda salientou que a suspensão das atividades da Câmara, da forma como foi implementada, é um procedimento de “impossível aceitação e permanência” pela profunda lesão que esse procedimento causa.

Por fim, o promotor ratificou na recomendação que o recebimento mensal de salários (remunerações) sem o exercício das funções deliberativas, legislativas e julgadoras, ofende não só aos princípios constitucionais da moralidade e eficiência, mas até o senso popular comum de moralidade. 

A Recomendação de nº 009/2020 foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta terça-feira (09/06).


 

Postar um comentário

0 Comentários