Comissão Parlamentar fiscaliza Hospital Senador Antônio Farias e constata falta de insumos



Ismael Alves
(81) 99139-7305


Constituída para fiscalizar os gastos da prefeitura de Cortês no combate ao coronavírus, a Comissão Especial da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Celso Cleiton, esteve visitando o Hospital Senador Antônio Farias, na última Sexta-feira, 05. 

Além de Celso, os vereadores Salatiel José, Josenildo Pedro e Fátima Borba, todos integrantes da Comissão, também estiveram presentes na unidade hospitalar. 

A ação fiscalizadora é reflexo das constantes denúncias apresentadas pelo vice-prefeito Eduardo Farias, que repercutem em todo Estado. Os parlamentares foram acompanhados pela Secretária Municipal de Saúde Sáskia Souza e o Diretor do Hospital, Júnior Dias. 

In loco, constatou-se a falta de insumos indispensáveis na higienização preventiva ao coronavírus, como álcool em gel e até mesmo álcool 70°, comprovando a veracidade de denúncia apresentada, anteriormente, por Eduardo Farias.

No compartimento dedicado ao repouso dos motoristas foram encontradas infiltrações e mofo. O equipamento de ar-condicionado não funciona e as camas não têm cobertores.

Outra confirmação de veracidade de denúncia apresentada por Eduardo Farias é o compartilhamento de três máscaras para oito motoristas que atuam a serviço do hospital. Sem a disponibilização da máscara adequada, que é a N95, os motoristas se expõem ao risco com equipamentos impróprios e de baixa eficácia. Três motoristas já foram infectados pelo coronavírus e dois precisaram de internação. 

Os vereadores ainda protocolaram a entrega de um questionário que deverá ser preenchido pela Secretaria de Saúde e entregue à Comissão. Os parlamentares solicitaram cópia dos comprovantes de gastos da prefeitura no combate ao coronavírus, incluindo notas fiscais e recibos. De acordo com Eduardo Farias, Cortês já recebeu aproximadamente R$ 1,3 milhão para enfrentar a pandemia.